Unhas saudáveis

Alguém que queira manter uma aparência saudável e bem cuidada jamais negligencia as unhas. Afinal, as mãos são um importante cartão de visitas. E isso vale para pessoas de ambos os sexos, em qualquer faixa etária.

O dermatologista sempre deve ser consultado quando a pessoa nota alterações nos cabelos ou nas unhas.

E, se as mãos têm todo esse protagonismo, as unhas dos pés, por sua vez, também falam muito sobre a nossa higiene e nosso zelo com os cuidados pessoais e também sobre a nossa saúde. Sim, as unhas refletem muito do estado geral do organismo!

Problemas que afetam a aparência e a força das unhas podem estar ligados tanto a fungos e bactérias que afetam diretamente essas estruturas, quanto a questões como má alimentação e, até mesmo, ao nosso estilo de vida.

As unhas são compostas de um material chamado queratina – essa é a mesma substância que também dá origem aos pelos. Sua função é proteger a parte da ponta posterior dos nossos dedos.

O formato normal das unhas é levemente mais elevado no centro, caindo em curva para a ponta. Unhas que nascem com outro formato, com ondas ou desníveis, por exemplo, sinalizam a presença de alguma anomalia.

Relativamente à coloração, as unhas devem ser transparentes em toda a parte que fica colada ao leito ungueal e branca na extremidade.

São sinais de alerta para a saúde das unhas as seguintes situações:

Unhas com alterações de coloração, com manchas esbranquiçadas ou escuras, tons amarelados ou esverdeados;

Unhas que se apresentam quebradiças;

Unhas com sulcos ou estrias verticais;

Unhas que nascem deformadas.

Em todas essas situações é muito importante passar pela avaliação do dermatologista.

Medidas paliativas, com receitinhas caseiras, métodos "milagrosos" ensinados em salões de beleza e, até mesmo simpatias para dar força e vitalidade às unhas, não só não resolvem como podem mascarar doenças que estão danificando as suas estruturas. A análise das unhas é uma componente importante da consulta dermatológica.

No geral, as unhas podem sofrer de diferentes tipos de problemas, dentre os quais podemos destacar:

Lesão por esmagamento. Além de traumas diretos por carga ou pancada, as unhas dos pés principalmente podem sofrer muito no dia a dia, pois o uso contínuo de sapatos apertados pode deformar e danificar permanentemente essas estruturas;

Infecções causadas por fungos, bactérias, ou verrugas virais também são comuns tanto nas unhas dos pés quanto das mãos;

Algumas doenças sistêmicas também podem afetar diretamente a saúde das unhas. Seu estado pode denunciar a presença de patologias como: doenças renais, problemas cardíacos e doenças hepáticas;

O uso contínuo de determinados medicamentos também pode afetar a saúde das unhas;

O avanço da idade também tende a levar ao enfraquecimento das unhas, sendo, muitas vezes, recomendável o uso de suplementos que possam fortalecer essas estruturas.

Tratamentos para as unhas

Uma vez devidamente diagnosticado os problema que afligem as unhas, o tratamento poderá ser feito com medicações orais ou de uso tópico. Existem também importantes intervenções que podem ser feitas em consultório, de forma combinada ou não com o tratamento medicamentoso, dentre elas destacam-se:

Tratamento com Luz Emitida por Diodo (LED): geralmente é utilizado como um tratamento complementar ao uso de medicações orais ou tópicas. Nesses casos, a LED costuma ser aplicada para potencializar a ação da substância azul-de-metileno, aplicada como medicamento sobre a superfície das unhas afetadas;

O tratamento com laser (Nd:Yag 1064nm) também é uma alternativa para o tratamento de unhas atingidas por fungos. O processo é bem parecido com o da aplicação da LED, sendo que também pode ser utilizado em conjunto com terapia oral ou tópica ou como tratamento isolado, no caso de pacientes com contraindicações à medicação oral.

Outro importante procedimento no tratamento de unhas que apresentam alterações é a realização de biópsias. Nesses casos é retirado um fragmento longitudinal, de no máximo 3mm do leito ungueal, que deve ser enviado para análises laboratoriais.

O dermatologista pode realizar a biópsia das unhas de um paciente sempre que estiver diante de um quadro em que apenas o exame clínico não é suficiente para fechar um diagnóstico.

As biópsias de unhas geralmente são realizadas em situações que pretendam investigar a presença de quadros como tumores, melanoníquia estriada (depósito excessivo de melanina nas unhas, causando manchas escurecidas) e distrofias ungueais (alterações de formato das unhas). A biópsia das unhas também indicada para o diagnóstico de psoríase e de líquen plano, caso toda a unidade ungueal se encontre envolvida.

Tratamento cirúrgico para as unhas

O tratamento cirúrgico é geralmente recomendado quando as unhas criaram uma deformidade que pode afetar a destreza e o conforto do paciente, causando, por exemplo, dificuldade para caminhar ou para manusear objetos, além de dores.

O crescimento irregular da borda lateral das unhas, pode ferir a pele adjacente, causando dor e inflamação. Esse quadro é chamado de onicocriptose e popularmente conhecido como “unhas encravadas”, sendo um dos grandes causadores de desconfortos e complicações nas unhas dos pés.

Geralmente, as “unhas encravadas” ocorrem devido ao corte incorreto das unhas ou por uso de sapatos apertados. Quando não é tratado devidamente e de forma preventiva, o quadro pode levar a infecções graves e à necessidade de intervenção cirúrgica. O corte reto das unhas, sem cortar ou arredondar os cantos, é fundamental para evitar o problema.

Cuidados gerais com as unhas

Unhas saudáveis estão em constante crescimento e renovação, exigindo cuidados constantes, para se manterem higienizadas e funcionais. Além disso, culturalmente, as unhas são também um ponto importante na estética, sendo alvo das mais diversas intervenções que, hoje em dia, não se limitam mais somente ao esmalte e à retirada de cutícula. Vejamos, então, alguns cuidados essenciais com as unhas:

As unhas podem ser importantes veículos de contaminação e autocontaminação. Ao lavarmos as mãos, sempre que possível, é importante dar atenção especial às unhas, sendo que pessoas que lidam com manipulação de alimento ou cuidados de saúde devem sempre escová-las com uma escova especial para essa finalidade;

Unhas grandes podem ser vistosas, mas seu tamanho exagerado dificulta a higiene, podendo torna-las um foco de contaminação, além de prejudicar a destreza. Unhas em tamanho médio, quando bem cuidadas, são o ideal;

Os equipamentos de cuidados com as unhas devem ser preferencialmente pessoais e intransferíveis. No caso dos salões de beleza, o consumidor tem o direito de exigir que os materiais de uso comum sejam esterilizados ou descartáveis;

Recomenda-se também que os esmaltes não sejam compartilhados. O ideal é que cada cliente leve o seu próprio esmalte de casa, pois, diferentemente do que muitos acreditam, o produto NÃO é capaz de matar fungos causadores das micoses (os fungos podem permanecer vivos por até 6 horas dentro dos esmaltes);

A retirada de cutículas deve ser a mínima possível, porque essa é uma área de proteção importante para as unhas;

Unhas de gel ou porcelana devem ser evitadas, pois além de enfraquecer a unha que está por baixo, podem camuflar micoses ou outras doenças das unhas.