Conheça o lifting realizado com fios de sustentação

O lifting com fios de sustentação é um procedimento estético minimamente invasivo.

O lifting com fios de sustentação é um procedimento estético minimamente invasivo. A técnica consiste na introdução de fios absorvíveis em camadas subcutâneas, sem a necessidade de internação ou sedação total do paciente.

O efeito observado é um lifting suave e com resultado bastante natural, sendo atualmente um procedimento indicado para tratar a flacidez em uma ou várias partes do rosto e, até mesmo, em algumas partes do corpo.

Exemplos de situações onde o lifting com fios de sustentação pode ser indicado:

Flacidez de uma ou mais áreas do rosto;
Flacidez de determinadas áreas do corpo;
Para melhor definição do contorno facial (em áreas como bochechas, mandíbulas e testa);
Para melhorar a papada;
Prevenção do envelhecimento;
Elevação da ponta do nariz e da cauda das sobrancelhas (não é utilizado para orelhas em abano ou para afinar o nariz).

Como é feito o lifting com fios de sustentação:

Diferentemente do lifting tradicional, a técnica do fio de sustentação NÃO é um procedimento cirúrgico.

Antes do procedimento, o médico marca o ponto de entrada e de saída do fio, que, depois de ser introduzido na região a ser tratada é tracionado para que promova o efeito lifting nessas áreas.

Depois de feito esse procedimento, as pontas dos fios são cortadas, sendo que as pequenas marcas dos pontos de incisão tendem a desaparecer em alguns dias. Todo o procedimento do lifting com fio de sustentação é feito com a injeção de substâncias anestésicas nas áreas a serem trabalhadas, sem dor para o paciente.

Por que os fios proporcionam o efeito lifting?

O efeito lifiting proporcionado pelos fios dá-se tanto devido à tração imediata exercida sobre os tecidos, quanto devido a processos biológicos que ocorrem na região submetida à técnica. A presença dos fios de sustentação leva o organismo a duas reações importantes:

1) Na região onde o fio de sustentação foi introduzido há a tendência de se formar pequena fibrose dérmica - o que também beneficia o efeito do lifting, mesmo no caso dos fios reabsorvíveis pela pele, após algum tempo.

2) Alguns tipos de fio, como no caso do de ácido polilático, também estimulam a produção de colágeno pela pele, potencializando ainda mais o efeito do lifting.

Os resultados do lifting com fios de sustentação aparecem cerca de duas semanas depois de realizado o procedimento. Antes disso, o rosto tende a apresentar um leve inchaço, sendo recomendável que o paciente guarde dois ou três dias de repouso logo após o procedimento.

A pessoa que se submete a um lifting com fios de sustentação pode esperar que o resultado da técnica seja notado por, no mínimo, um ano. Há, porém, inúmeros casos, em que os resultados permanecem visíveis por até dois anos após o fio ser absorvido pelo organismo.

Esse efeito duradouro do lifting se deve à ação benéfica dos fios de sustentação no organismo, como bioestimuladores da produção de colágeno e, também, devido ao processo de enrijecimento natural que eles promovem nas áreas onde foram aplicados.

Não devemos nos esquecer, no entanto, que o organismo prossegue com seu processo natural de envelhecimento. Por isso, há a necessidade de manutenção do procedimento.

A manutenção do lifting pode ser feita colocando-se um novo fio de sustentação ou, em alguns casos, apenas tracionando novamente a região.

Do que são feitos os fios de sustentação utilizados nesse tipo de lifting?

O tipo de fio utilizado dependerá da avaliação de cada caso. Basicamente, existem dois tipos de fio:

Os fios de sustentação reabsorvíveis (de ácido polilático);

Os inabsorvíveis (como os de ouro).

O tipo de fio de sustentação indicado para cada caso irá depender de diversas variáveis, a serem analisadas pelo médico e ponderadas junto ao paciente que deseja esse tipo de lifting. Atualmente, optamos pelos fios absorvíveis, por serem biocompatíveis, isto é, perfeitamente toleráveis pelo organismo, sem riscos de rejeição, conforme comprovação por estudos científicos e mecanismos de controle de qualidade.

Vantagens de se fazer um lifting com fios de sustentação:

O lifting com fios de sustentação é um procedimento minimamente invasivo, que não exige nem internação e nem sedação total do paciente;

O lifting com fios de sustentação promove um efeito suave e natural;

O tempo de recuperação é curto, exigindo repouso apenas nos dois ou três primeiros dias imediatamente após o procedimento.

Contraindicações para o lifting com fios de sustentação:

Os materiais utilizados nos fios de sustentação são biocompatíveis e muito bem tolerados pelo organismo.

Os casos em que pode haver algum tipo de contraindicação para se realizar um lifting com fios de sustentação são as situações em que o problema a ser tratado não se refere apenas à flacidez de uma determinada área. São situações como:

Excesso de tecido adiposo (gordura) na região;

Excesso de pele, devido ao envelhecimento avançado;

Pele muito fina e com falta de tecido adiposo (gordura).

Nessas situações, cabe ao médico apresentar outras técnicas e soluções para o paciente que deseja um lifting facial ou em alguma outra região do corpo.

Top