Preenchimentos faciais (ácido hialurônico / hidroxiapatita de cálcio / ácido polilático)

Preenchimentos com ácido hialurônico ou hidroxiapatita de cálcio oferecem excelentes resultados para o rejuvenescimento facial.

Os preenchimentos faciais (normalmente feitos com ácido hialurônico ou com hidroxiapatita de cálcio) são procedimentos muito eficazes para o rejuvenescimento e a restauração do volume e dos contornos faciais perdidos ao longo do tempo.

Realizados em consultório, isoladamente ou combinados com outros tratamentos, os preenchimentos (seja com ácido hialurônico, seja com hidroxiapatita de cálcio) proporcionam excelentes resultados, evitando, muitas vezes, que o paciente necessite recorrer a um processo cirúrgico para obter os benefícios de um lifting.

Após uma criteriosa avaliação médica, os preenchimentos podem ser utilizados em casos como:

Suavização de rugas e vincos;
Melhora do contorno da face;
Aumento do volume dos lábios;
Melhora da aparência de cicatrizes, como as deixadas pela acne;
Restauração do lóbulo da orelha;
Aumento do queixo.

Preenchimento com ácido hialurônico

Devido à sua eficácia, o ácido hialurônico é hoje a grande vedete quando se fala em preenchimento, podendo ser utilizado no rosto e outras áreas do corpo, como as mãos.

Atualmente, o ácido hialurônico é a substância de referência quando pensamos em preenchimentos faciais. Ele pode ser usado no contorno de face, nos lábios (para melhorar contorno e/ou volume), nos sulcos naso-labiais (o chamado bigode chinês), no sulco lacrimal (olheiras) e no tratamento de rugas menos profundas.

Nas técnicas em que o ácido hialurônico é usado visando a volumização do rosto, melhorando os seus contornos, a substância pode ser aplicada na região dos malares, na mandíbula e nas laterais da face. Isso é indicado em casos em que, com o passar dos anos, o paciente tenha perdido tecido subcutâneo nessas regiões.

Além da reposição de volume em áreas da face, o ácido hialurônico também apresenta excelentes resultados na reposição de volume das mãos e outras áreas corporais, como lóbulo das orelhas e no rejuvenescimento íntimo em mulheres, com o preenchimento dos grandes lábios.

O ácido hialurônico também pode ser aplicado nas mãos.

O que é o ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é uma substância naturalmente presente no nosso corpo. Trata-se de uma molécula de açúcar, que atrai a água e atua como um lubrificante natural. Mais de 55% do ácido hialurônico presente em nosso organismo se encontra na pele, onde ele atua preenchendo o espaço entre as células, mantendo-a lisa, elástica e bem hidratada. Com o passar dos anos, as nossas reservas de ácido hialurônico vão diminuindo, propiciando o aparecimento das rugas, bem como o ressecamento do tecido cutâneo.

Quais as vantagens de fazer um preenchimento com ácido hialurônico?

Os resultados da aplicação de ácido hialurônico aparecem rapidamente, já nos primeiros dias após o procedimento e chegam a durar um ano;
O ácido hialurônico é uma substância biocompatível e reabsorvível pelo organismo, sendo praticamente nula a chance de hipersensibilidade ou rejeição ao produto;
É o produto mais indicado para melhorar o viço da pele e suavização de marcas da idade;
Comparado com processos cirúrgicos para obtenção do efeito lifting, é bem mais acessível e prático, não exigindo nem internação e nem suspensão de atividades pelo paciente.

Preenchimento com hidroxiapatita de cálcio

O sulco nasogeniano, mais conhecido como "bigode chinês" é uma das áreas que podem ser tratadas com preenchimento.

Além do ácido hialurônico, outra substância bastante indicada para os preenchimentos estéticos, atualmente, é a hidroxiapatita de cálcio.

Trata-se de uma substância mais densa, usada no preenchimento de vincos mais profundos, como o sulco nasogeniano (região do chamado bigode chinês), bem como na volumização e redefinição dos contornos faciais.

O que é a hidroxiapatita de cálcio?

A hidroxiapatita de cálcio é um composto sintético, na forma de micro esferas suspensas em gel aquoso. Os principais componentes desse composto são fosfato e cálcio, importantes estimuladores da produção de colágeno pelo organismo.

Quais as vantagens de fazer um preenchimento com hidroxiapatita de cálcio?

Os resultados aparecem rapidamente, já nos primeiros dias após o procedimento;
É um produto seguro e reabsorvível pelo organismo, sendo raras as complicações;
Apresenta resultados de longa duração, podendo haver uma janela de até 18 meses entre as aplicações;
Comparado com processos cirúrgicos para obtenção do efeito lifting, é bem mais acessível e prático, não exigindo nem internação e nem suspensão de atividades pelo paciente.

Bioestimulação com ácido polilático

O ácido polilático NÃO é um preenchedor propriamente dito e, sim, um bioestimulador da produção de colágeno pelo organismo. A sua utilização é muito indicada quando o objetivo é devolver firmeza ao rosto e, até mesmo, a determinadas áreas do corpo, como braços e coxas. É um procedimento de rejuvenescimento que permite excelentes resultados na restauração da pele que sofre com a flacidez.

Por isso, além da hidroxiapatita de cálcio e do ácido hialurônico, o ácido polilático é uma das substâncias mais utilizadas. A definição de qual tratamento e/ou substância devem ser utilizados em cada caso dependerá de uma criteriosa avaliação diagnóstica a ser feita pelo dermatologista.

O que é ácido polilático?

É uma substância 100% biocompatível e biodegradável, que veio a se revelar um material muito especial no campo da Dermatologia, porque estimula a criação de colagêno e elastina, como demonstram vários estudos clínicos. Daí a sua grande eficiência em tratamentos tantos faciais quanto corporais.

Quais as vantagens de fazer um tratamento com ácido polilático?

Pode ser utilizado em tratamentos de rosto e corpo;
Apresenta resultados de longa duração sendo necessárias manutenções anuais.
É um bioestimulador que propcia o aumento da produção de colágeno pelas células da pele;
É possível tratar diferentes regiões numa única sessão;
Tal como acontece com a hidroxiapatita de cálcio e com o ácido hialurônico é uma substância biocompatível.

Top