Existe uma diferença importante entre tratamentos para as CICATRIZES de acne e tratamentos para a ACNE ATIVA.
Pode ocorrer que o paciente tenha as duas situações coexistindo e isso exigirá primeiro um plano de ação para controlar o quadro acneico, sem gerar novas cicatrizes. Alcançado esse resultado, em seguida, vêm as intervenções para minimizar ou até mesmo conseguir eliminar totalmente as cicatrizes que já tenha adquirido.
Os tratamentos para controlar a presença da acne incluem uma rotina especial de cuidados com a pele, que poderá incluir produtos específicos para a limpeza (como uso de determinados sabonetes ou loções), além de outros produtos e/ou medicamentos de uso tópico. O plano pode contar também com o uso de medicações orais. Em algumas situações, o laser também poderá ser indicado para o controle da acne.
Quando o paciente já não tem mais acne ativa, a hora é de partir para a eliminação das cicatrizes. Hoje em dia, existem diversos métodos eficazes para essa finalidade, que podem ser utilizadas de forma isolada ou combinados.
Algumas possibilidades são:
– Realização de peelings químicos;
– Realização de peelings mais profundos, a laser;
– Utilização de preenchedores (substâncias como hidroxiapatita e cálcio ou ácido hialurônico);
– Utilização de microagulhamento.
Tudo vai depender da extensão do quadro e dos resultados que se pretende alcançar. A avaliação pelo dermatologista é fundamental para um plano de tratamento assertivo e eficaz, levando em consideração as características de cada caso, como o tipo de pele, a profundidade das cicactrizes, a idade do paciente, etc.