Treinar também deixa a pele mais bonita

Ver tanta notícia sobre esportes e acompanhar desempenho espetacular de atletas fabulosos, além de ser empolgante, faz despertar na gente aquela vontade de começar a se mexer também, não é verdade? Pois, se a motivação anda lhe rondando, o “Blog Pele, Saúde e Beleza” vem lhe dar um motivo a mais para você começar já os seus treinos: atividades físicas também deixam a pele mais bonita.

Exercícios estimulam a circulação sanguínea, favorecendo a oxigenação e a chegada de nutrientes em TODOS os tecidos do nosso corpo. Naturalmente, isso inclui todas as camadas da pele. O resultado para quem treina é uma cor mais viçosa e uma textura mais macia.

atividade física

Praticar exercícios também deixa a pele mais bonita. FOTO: Getty Images.

Além disso, quanto mais oxigenado está o nosso tecido epitelial, mais resistente ele se torna, tendo melhores condições de combater os radicais livres e de se manter bem hidratado. Então, anote aí: praticar exercícios ajuda a prevenir o envelhecimento precoce.

Outra benefício é o de que uma melhor circulação beneficia a remoção de toxinas da corrente sanguínea, diminuindo a presença de agentes que podem causar problemas como irritações, alergias, inflamações, etc. Além disso, com o suor, os poros se abrem para a eliminação de células mortas e impurezas – e poros desobstruídos têm menos chances de formar cravos e espinhas.

Importante é destacar ainda que os movimentos que favorecem a tonificação e o fortalecimento dos músculos, colocando as células para trabalhar, também estimulam a produção de colágeno e de elastina, beneficiando, assim, a regeneração das estruturas que dão tonicidade e sustentação à pele. Tudo isso contribui para prevenir flacidez e rugas.

É claro que nem precisamos lembrar que grande parte desses benefícios pode ser anulada se a prática for feita ao ar livre sem a devida proteção solar, não é mesmo?

Mas a essa altura, você que acompanha as nossas postagens, certamente já está mais do que consciente de que as medidas de fotoproteção são sempre indispensáveis e que a falta delas não só contribui para o surgimento de rugas e manchas, mas também para o perigoso câncer de pele. Abaixo, deixo então mais algumas dicas para à saúde e a beleza da pele de quem já treina ou pretende começar agora a colher os benefícios da prática regular de atividades físicas.

Malhação

Roupas que permitem a transpiração e uso de filtro são importantes. FOTO: Getty Images.

HÁBITOS IMPORTANTES

– Manter a rotina de LIMPEZA e HIDRATAÇÃO DA pele é importante para que os poros estejam prontos para o trabalho na hora dos treinos. A eliminação de resíduos e toxinas é muito mais eficiente quando acontece através de poros desobstruídos e flexíveis. Veja aqui neste LINK os cuidados essenciais com a pele no dia a dia;

Beba MUITA água. Depois de suar nos treinos, a reposição de líquidos é fundamental. Seu organismo todo precisa disso e com a pele não vai ser diferente, pois ela sempre é a primeira a dar o sinal quando estamos desidratados;

– Se for treinar ao ar livre, esteja especialmente atento ao uso do filtro solar e às barreiras físicas de fotoproteção (bonés, óculos, roupas com fator de proteção, protetor labial, etc.). A radiação solar é implacável, mesmo nos dias nublados. Ah, e práticas indoor também não dispensam medidas de proteção, não, ok? Converse com o seu dermatologista a esse respeito;

– Tire a roupa úmida e suja imediatamente após terminar o treino. As impurezas aliadas à umidade podem ser um terreno fértil para a proliferação de fungos e bactérias que não fazem nada bem para a pele;

– Tome banho logo que possível. Isso ajuda a varrer o suor e as impurezas da camada superficial da pele. E não se esqueça de aplicar um bom hidratante!