Momento tranquilo e favorável para aproveitar os benefícios do laser

Aplicação de laserSe falássemos isto alguns anos atrás pareceria coisa de ficção científica, mas hoje é uma realidade: os raios laser podem fazer muito para transformar a aparência da pele. As opções são cada vez maiores e mais eficazes.

Talvez por isso, muitas pessoas nutram a expectativa de que isso signifique resultados instantâneos. Aí é a hora em que nós, especialistas, temos de esclarecer que um plano de tratamento é sempre único e tem de levar em conta diversas variáveis: o objetivo a ser alcançado, o tipo de pele, a extensão do problema, o tipo de laser a ser utilizado, além das etapas antes e depois cada procedimento.

Ao elegermos qualquer tratamento dermatológico, também devemos levar em conta que o processo biológico de renovação e regeneração celular tem seu próprio tempo para acontecer. Assim, tudo é uma questão de equacionar bem o que se pretende alcançar, com o tempo que se tem disponível para realizar os procedimentos, pois as tecnologias e possibilidades disponíveis são muitas.

Pacientes que vão viajar para o exterior no meio do ano, por exemplo, me perguntam se dá tempo de realizar alguns procedimentos na janela de tempo entre o fim do nosso verão e o início do verão lá no Hemisfério Norte. Diante de uma questão assim, ressalto sempre que hoje em dia já existem diversos tipos de laser e de tratamentos que exigem tempo de recuperação bem menor e que não são tão proibitivos quanto à exposição solar – de uma forma moderada e com as devidas medidas de fotoproteção, é claro.

Os tratamentos mais invasivos e radicais ainda existem. E, dependendo da situação, eles não só são necessários como são os mais indicados.

Entretanto, para quem se cuida de uma forma regular e mantém em dia as suas visitas periódicas ao dermatologista, a tecnologia disponível nos dias de hoje figura como uma aliada para medidas cada vez mais práticas e possíveis de conciliar com a rotina agitada.

Enfim, para quem está disposto a cuidar bem da pele, o panorama nos tratamentos disponíveis na atualidade encaixa-se bem naquela frase em alta no momento: “está tranquilo, está favorável”.

VEJA ALGUNS QUADROS QUE PODEM SER TRATADOS COM LASER

– Rejuvenescimento facial e corporal;
– Rejuvenescimento íntimo;
– Manchas;
– Remoção de tatuagens;
– Cicatrizes de acne e outros tipos de cicatrizes;
– Remoção definitiva de pelos.

Clique aqui para marcar a sua avaliação

TIPOS DE LASER

Existem diversos tipos de equipamentos a laser disponíveis no mercado. São aparelhos ultramodernos e desenvolvidos para fins bem específicos. Mas, basicamente, os tratamentos podem ser feitos com lasers fracionados de dois grupos distintos:

Ablativos: são os mais “agressivos” e, por isso, marcam bastante a pele nos dias subsequentes ao tratamento, podendo exigir até mesmo que o paciente fique de repouso por alguns dias. Estão nessa categoria o laser CCO2 e o Erbium 2940nm, por exemplo (para saber mais sobre esse tipo de laser, clique aqui).

Não ablativos: são recebidos de maneira mais suave e tranquila pela pele e podem ser utilizados em uma ampla gama de tratamentos. Estão nessa categoria equipamentos como o Erbium Glass 1350 nm Solon® e o Erbium Glass 1340 nm Ethera®. Um procedimento com esse tipo de laser geralmente permite que o paciente siga com as suas atividades cotidianas normais (para saber mais sobre esse tipo de laser, clique aqui).