Epilações a laser: as perguntas essenciais antes do tratamento

A notícia que muitos pacientes estão aguardando ansiosamente: estamos de volta com o Dia do Laser em Lins e em São Paulo (anunciarei as datas nos próximos dias, mas marcações já podem ser solicitadas clicando aqui), depois do período de licença-maternidade. Podem comemorar!

Dia do Laser

As epilações seguem como um dos procedimentos mais procurados por pessoas de ambos os sexos e é especificamente sobre elas que vamos falar hoje aqui no blog.

Nas redes sociais, recebo inúmeras mensagens com dúvidas a esse respeito. Nos consultórios, também noto que muitos pacientes chegam sem saber exatamente o que é possível esperar do procedimento. Muitos chegam decepcionados, após se frustrarem com tempo e dinheiro perdidos em procedimentos “low cost”, conduzidos longe de consultórios de Dermatologia, que acabaram por não entregar o prometido.

Aos pacientes que consideram fazer um tratamento dessa natureza, que sonham em ficar livres de vez dos pelos em determinadas áreas do corpo, a minha sugestão é que fiquem atentos às perguntas essenciais a se fazer nesses casos. Estar atento a essas questões pode fazer toda a diferença na satisfação com os resultados.

PROCURE SABER:

– Por que passar pela avaliação de um dermatologista é fundamental antes de iniciar um tratamento para epilação definitiva?

Porque existem vários tipos de laser possíveis de serem utilizados em um processo de epilação definitiva. O tipo indicado para cada pessoa depende de uma criteriosa avaliação em relação ao tipo de pelo, a cor da pele e o tempo disponível para o tratamento. Em suma, são as tecnologias disponíveis que têm de ser eleitas para se adequar às necessidades e objetivos do paciente, e não o paciente que tem que se adequar dentro de um plano pré-formatado.

– A clínica ou o profissional deixam claro para o paciente as possibilidades e diferenças entre os tratamentos?

Por mais difícil que seja explicar questões técnicas, o paciente tem o direito de saber quais são as alternativas que ele tem à sua disposição. A tecnologia indicada para o caso, as etapas de plano de ação e os resultados esperados devem ser explicados de forma clara, tirando todas as dúvidas.

– Esse tratamento implica em restrições na minha rotina?

Em geral, NÃO. A informação de que a pessoa que está sendo submetida a uma epilação a laser tem de ficar reclusa nos dias posteriores é um MITO. O que não é recomendável é uma exposição direta e prolongada ao sol nos dias subsequentes. Mas o uso de protetor solar no dia a dia e de barreiras físicas (como chapéus) em caso de maior exposição ao ar livre são suficientes. No verão ou em situações que a pessoa irá se expor de forma prolongada, com objetivos de bronzeamento é que, em alguns casos, pode ser recomendada a interrupção das sessões.

– Como fica a aparência da pele depois da sessão?

A sensibilidade após uma sessão de epilação a laser ou com luz pulsada, se ocorrer, deve ser muito discreta. Um tratamento adequado ao tipo de pelo e de pele do paciente NÃO deve resultar em áreas vermelhas, doloridas, inchadas, com bolhas, etc.

laser homem

– O procedimento doi?

Os disparos de laser ou luz pulsada atingem a raiz dos pelos, lesionando essa área. É normal e esperável que a pessoa sinta isso acontecer, em alguma intensidade. A sensação de dor, por sua vez, irá depender muito de cada paciente, pois essa percepção e os níveis de tolerância variam entre as pessoas. Em geral, os disparos são perfeitamente suportáveis, cabendo também observar a potência eficiente mais confortável para cada paciente.

– Os pelos nunca mais voltam a crescer?

Todos os processos chamados de epilação definitiva de pelos são, na verdade, processos de epilação prolongada. Eles visam enfraquecer o folículo piloso, até que eles percam força para continuarem ativos. Após algum tempo, algumas dessas estruturas podem se regenerar, exigindo manutenção. No caso da maioria das epilações a laser, a sessão de manutenção é indicada a cada 5 anos, em média. Já no caso da luz intensa pulsada, essa indicação é anual.

CONHEÇA OS TRATAMENTOS

AGENDE A SUA AVALIAÇÃO