Entenda como surgem as estrias e o que fazer para evitá-las

Elas são o pesadelo de muitos adolescentes e também das grávidas. São tão comuns que merecem uma série especial aqui no nosso Blog. Estamos falando das estrias, essas marcas na pele que surgem de repente em algumas áreas do corpo e que ali se instalam para sempre, se não receberem o tratamento adequado.

Estrias

Hoje em dia, existem muitos métodos com alto nível de eficácia para tratar as estrias. E o período do inverno é ótimo para realizar essas intervenções. Por isso, vamos falar especificamente desses tratamentos em um próximo post (quem estiver curioso, já pode conferir várias informações a respeito aqui neste LINK).

Mas, neste primeiro artigo sobre o tema, vale a pena nos atermos à questão da prevenção. Embora evitar o surgimento de estrias nem sempre seja possível, entender como e por que elas surgem permite que a pessoa drible alguns fatores que favorecem o seu aparecimento.

Sabe por que as estrias são tão comuns justamente entre os jovens de ambos os sexos e as grávidas?

É porque, em ambos os casos, o corpo está passando por transformações drásticas, exigindo da pele um estiramento muito rápido nas áreas atingidas, levando ao rompimento de fibras colágenas e elásticas.

Isso acontece no nível da derme, camada mais profunda da pele. Em consequência, a epiderme – camada mais superficial – se torna mais fina e forma uma pequena depressão (é a área que vemos estriada a olho nu).

estrias 2

Estima-se que essas marcas atingem, em média, 70% das adolescentes do sexo feminino e cerca de 40% dos adolescentes do sexo masculino. Entre as grávidas, o índice chega a 90%. Essas marcas também costumam aparecer em pessoas que ganharam peso muito rapidamente, uma vez que, como dissemos, estão relacionadas a um estiramento excessivo e abrupto da pele.

Causas genéticas também estão relacionadas ao problema. Se um parente próximo tem estrias, existe grande chance de que você também tenha essa propensão. Geralmente, pessoas de pele mais escura são mais propensas a esse quadro, mas ele também acomete pessoas de pele clara.

Alguns medicamentos tópicos, orais ou injetáveis também podem aumentar a propensão ao surgimento de estrias. Nessa lista estão, principalmente, os corticóides. Determinadas doenças (mais raras, como a Síndrome de Cushing, Síndrome de Marfan e a Síndrome de Ehlers-Danlos) também favorecem o surgimento de estrias.

A melhor coisa a fazer ao se notar o surgimento das primeiras estrias é procurar logo um médico dermatologista, para que a causa seja avaliada. No caso das estrias surgidas por causa de medicamentos, por exemplo, a substituição da substância costuma ser um fator importante para interromper o processo de formação da estria.

Já no caso das grávidas ou de pessoas em fase de crescimento, uma medida eficaz é reforçar a hidratação das áreas com maior propensão de serem afetadas, como a barriga (no caso das gestantes), os flancos e a região próxima das axilas. Isso é feito com o uso de cremes específicos.

Além disso, quanto mais novas as cicatrizes, melhores são os resultados de um tratamento para eliminá-las.

AGENDE A SUA AVALIAÇÃO

DICAS

– Reforçar a hidratação da pele, preferencialmente com a orientação de um dermatologista, é uma medida importante para prevenção das estrias;

– Manter uma boa hidratação oral também é fundamental. A pele é o primeiro órgão a sofrer com a desidratação do organismo, aumentando a propensão do rompimento das fibras de colágeno;

– Uma alimentação bem balanceada também contribui para uma pele mais saudável e menos propensa à formação de estrias. A Vitamina C, por exemplo, participa diretamente na produção de colágeno;

O ganho de peso muito rápido pode levar ao surgimento dessas cicatrizes. Por isso, mesmo quem busca aumentar a sua massa muscular, com musculação ou alimentação suplementar, por exemplo, deve fazer isso de forma gradativa, evitando mudanças drásticas na forma corporal;

– Evitar a obesidade também é algo importante para a saúde como um todo e, no caso de quem tem propensão a estrias, essa é mais uma razão para ficar de olho no peso;

– Adolescentes que estão crescendo rápido devem ser levados a um dermatologista para uma avaliação assim que forem notadas as primeiras estrias. Quanto mais cedo o tratamento é iniciado, mais fácil é eliminar as marcas;

– Grávidas precisam de cuidados dermatológicos especiais para evitar o surgimento das estrias – além de controlar o ganho de peso, conforme orientado no pré-natal feito com o obstetra. A hidratação da barriga e áreas como quadril e flancos devem ser reforçadas com o uso de produtos especiais para esses casos.