Cuidados diários para evitar manchas na pele

Existem mais de quatro mil doenças de pele, e a imensa maioria se manifesta como manchas, afetando diretamente a aparência e deixando muitos pacientes bastante desconfortáveis com a própria aparência. Felizmente, hoje existem tratamentos muito eficazes. Além disso, algumas medidas simples no dia a dia ajudam muito a evitar esses problemas.

manchas

Vejamos algumas dicas importantes:

  • Uso DIÁRIO do filtro solar. Isso mantém os melanócitos (células responsáveis pela pigmentação da pele) a salvo. Então, além de prevenir o câncer de pele, a medida também evita a formação de manchas a curto, médio e longo prazos, prevenindo problemas como o melasma e a sarda branca;
  • EVITAR espremer cravos e espinhas. Limpezas de pele devem ser feitas com profissionais e o tratamento do quadro de acne deve sempre passar pelo consultório do dermatologista. A manipulação dessas áreas sem as técnicas correta causa lesões pela força empregada. Há grandes chances da entrada de bactérias indesejáveis também, inflamando o local. Nesse processo de recuperação, a pele tende a se pigmentar, originando marcas permanentes;
  • EVITAR também mexer em lesões que estejam cicatrizando. A casquinha que se forma nesses locais deve sair naturalmente e o local deve ser tratado aplicando apenas os produtos indicados pelo médico. A pele ainda imatura que está por baixo dessa crosta tende a ser mais sensível e a se pigmentar mais facilmente.
  • A orientação PROFISSIONAL antes do uso de cremes, loções e todo tipo de produtos de uso tópico também é fundamental. Pois esses produtos podem interferir diretamente na pigmentação da pele e reagir de forma diferente de uma pessoa para outra.

É importante ressaltar ainda que as causas de patologias da pele podem ser as mais diversas (fungos, vírus, problemas genéticos, auto-imunes, reações alérgicas, etc.). Por isso, a avaliação pelo especialista é uma medida importante para a segurança da própria saúde do paciente e para as chances de sucesso de qualquer tratamento.

AGENDE A SUA AVALIAÇÃO