Bebida para ajudar no bronzeado e na proteção da pele

Os nutrientes presentes na receita do suchá ajudam a proteger a pele.

Os nutrientes presentes na receita do suchá ajudam a proteger a pele.

Na onda das preparações para a chegada do verão, hoje vou compartilhar por aqui uma receita muito legal preparada pela nutricionista Mariana de Andrade, da Clínica Ademar Júnior, em Goiania. Ela o batizou de suchá (mistura de suco e chá). Além de gostoso e refrescante, ele dá aquela forcinha para a fotoproteção da pele.

Mas antes de deixar a receitinha aqui, vale frisar que, embora uma alimentação saudável seja fundamental para a saúde da pele e que determinados ingredientes possam ser usados de forma bastante funcional para melhorar o bronzeado e, de quebra, complementar a resistência à radiação solar, as medidas clássicas de fotoproteção são INDISPENSÁVEIS.

Ou seja, TODAS as pessoas devem usar filtro solar TODOS os dias, seguind as orientações do seu dermatologista, independemente da dieta que sigam.

O uso de filtro solar e as barreiras físicas de proteção são indispensáveis na hora da exposição solar.

O filtro e as barreiras físicas de proteção são indispensáveis durante o banho de sol.

E, na hora da exposição prolongada, como no caso das idas à praia ou à piscina durante o verão, o produto utilizado deve ser adequado a essas finalidades, sendo reaplicado a cada duas horas ou depois de cada ida à água. As barreiras físicas como uso de chapéus, sombrinhas, óculos de sol são também medidas importantes recomendadas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) – aqui neste LINK eu detalho todas essas medidas.

Mas, voltando aos ingredientes poderosos e simples utilizados na receita (cenoura, mamão, laranja, couve, maracujá e chá verde), o que acontece é que o consumo de alimentos com altos índices de carotenóides (como a cenoura) e ricos em vitamina C e outros nutrientes favorece diretamente a melanogênese, processo de formação do pigmento melanina, que protege a pele da ação da radiação ultravioleta e também atua na sua pigmentação.

Um organismo saudável e bem nutrido sempre irá gerar reflexos positivos para a pele. Invista nisso! E #cuidebemdasuapele, com o seu dermatologista de confiança!

suchaSUCHÁ REFRESCANTE

1 folha de couve
1 polpa de maracujá
1 cenoura
1 laranja
200ml de chá verde
Bata todos os ingredientes no liquidificador, com bastante gelo.